Placa de som é um dispositivo de que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de conversão com um mínimo de qualidade e também para gravação e edição.
Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros IBM PC /AT já vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que se mantém até hoje nos seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes, apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altíssima resolução.
O funcionamento destes dispositivos era, e ainda é, bem primitivo. Um oscilador programável recebe um valor pelo qual dividirá a frequência base, e um flip-flop, liga e desliga o alto-falante. Não há como controlar o volume, mas isso não impede que ao utilizar-se de recursos de algoritmos bastante complexos, um programador possa conseguir um razoável controle. Tanto o “beep” inicial que afirma que as rotinas de inicialização do computador foram concluídas com sucesso, quando os “beep” informando falhas neste processo, e as músicas dos jogos são gerados do mesmo modo.
Sem comentários:
Enviar um comentário