terça-feira, 10 de maio de 2011

Motherboard


Uma placa-mãe (Motherboard), como um painel traseiro , fornece as conexões elétricas através dos quais os outros componentes do sistema comunicam, mas ao contrário de um painel traseiro, que também liga a unidade central de processamento e hospeda outros subsistemas e equipamentos.
Um típico computador de mesa tem o seu microprocessador , memória principal , e outros componentes essenciais ligados à placa-mãe. Outros componentes, tais comoarmazenamento externo , os controladores de vídeo e exibição de som e periféricos dispositivos podem ser ligados à placa-mãe como placas plug-in ou através de cabos, embora em computadores modernos é cada vez mais comum para integrar alguns destes periféricos na placa-mãe em si .
Um componente importante de uma placa-mãe é o microprocessador que apoia o chipset , que fornece as interfaces de suporte entre o CPU e os autocarros e vários componentes externos. Este chipset determina, em grande medida, as características e capacidades da placa-mãe.
motherboards modernas incluem, no mínimo:
§  soquetes (ou slots) no qual um ou mais processadores podem ser instalados
§  faixas horárias em que a principal memória do sistema deve ser instalado (geralmente sob a forma de DIMM módulos que contêm DRAM chips)
§  um chipset que faz a interface entre a CPU do barramento frontal , memória principal, e periférico ônibus
§  memória não volátil chips (geralmente Flash ROM em placas-mãe modernas) que contém o sistema de firmware ou BIOS
§  um gerador de clock , que produz o sistema de sinal de clock para sincronizar os diversos componentes
§  slots para placas de expansão (estes interface para o sistema através do ônibus suportadas pelo chipset)
§  conectores de alimentação, que recebem energia elétrica da fonte de alimentação do computador e distribuí-lo para a CPU, chipset, memória principal, e placas de expansão.
Além disso, quase todas as motherboards incluem a lógica e conectores para suporte de dispositivos de entrada utilizados comumente, tais como conectores PS / 2 para mouse e teclado. No início os computadores pessoais como o Apple II ou IBM PC incluído apenas o mínimo periférica apoiar esta na placa-mãe. Ocasionalmente hardware de interface de vídeo também foi integrado à placa-mãe, por exemplo, sobre o Apple II e raramente, compatível com computadores IBM, como o IBM PC JR. como complementares. periféricos, controladores de disco eportas seriais foram fornecidos como placas de expansão.
Dado o elevado poder de design térmico da velocidade do computador CPUs de alta e de componentes, placas-mãe modernas, quase sempre incluem dissipadores de calor e os pontos de montagem para os fãs para dissipar o calor em excesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário